DICAS E
IDEIAS




Novembro azul: prevenção é a solução

Este mês marca a campanha Novembro Azul, que tem como intuito conscientizar e informar a respeito do câncer de próstata, um dos cânceres mais comuns nos homens de todo mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), mais de 60 mil casos estão previstos para o ano de 2016. A seguir trazemos algumas dicas e cuidados acerca desta doença:

 

Prevenção

Ter uma vida saudável está diretamente ligado à prevenção da doença, hábitos como a prática de exercícios físicos, dieta balanceada com consumo de frutas, grãos e controle do sobrepeso ajudam a evitar o câncer de próstata. O tabagismo e o consumo de álcool podem colaborar para o aparecimento da mesma.  

 

Detecção precoce

Quanto mais cedo a doença for descoberta melhor, por isso é indicado que todos os homens façam o exame a partir dos 50 anos. Para os que têm casos desse tipo de câncer na família, indica-se que se comece os exames preventivos entre 40 e 45 anos.  Informe-se com seu médico e procure conhecer o histórico de doenças da sua família.

 

Sintomas

A doença em sua fase inicial é assintomática, e em estágios avançados o paciente apresenta dificuldade para urinar ou aumento da frequência da micção, dores nas costas, impotência, dor ao urinar, fraqueza ou dormência nos pés e pernas.