DICAS E
IDEIAS




Outubro rosa: a prevenção pode salvar vidas

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres de todo o mundo. Somente no Brasil são previstos 57.960 casos novos de câncer de mama, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Hoje trouxemos algumas informações que podem ajudar a prevenir e a detectar essa doença. Confira a seguir:

 

Autoexame das mamas

Apesar da ideia ser sempre defendida, é necessário certo cuidado com o autoexame que, além de trazer a sensação falsa de segurança às mulheres, pode causar aumento no número de biópsias de lesões benignas.

A recomendação do Inca é que esse tipo de exame faça parte das ações de educação para a saúde, mas nunca devem substituir ou adiar a mamografia, que deve ser feita em mulheres que não apresentem sintomas na faixa-etária de 50 a 69 anos. Quando há indícios da doença os cuidados devem se iniciar de imediato.

O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, de preferência após a menstruação, e ser dada atenção aos seguintes sintomas: caroços, abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio) e secreções mamilares existente

 

Mamografia

Existem dois tipos de mamografia: a de rastreamento e a diagnóstica. A primeira é indicada para mulheres entre 50 a 69 anos e a segunda pode ser solicitada em qualquer período da vida da mulher.As mais jovens, porém, geralmente não têm o exame solicitado em função das mamas serem mais densas e apresentarem resultados incertos na maioria das vezes. 

Acesse o site do Inca para saber mais sobre os riscos e benefícios do procedimento: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/deteccao-precoce.asp

 

 

Exame gratuito em São Paulo

O governo do Estado de São Paulo oferece, através do programa “Mulheres de Peito”, exames gratuitos nas carretas de mamografias espalhadas pela capital e pelo interior da cidade. Confira a seguir os dias e locais em que prestarão serviço:

 

SERVIÇO

Outubro Rosa - Carretas de mamografia

 

 

Na capital

Shopping Aricanduva até 8/10

Avenida Aricanduva, 5.555, São Paulo

Santana Shopping até 29/10

Avenida Voluntários da Pátria, 2182

 

 

No interior

Cidade de Limeira até o dia 22/10

Cidade de Itapevi até o dia 26/10

 

 

Mais informações no 0800-779-0000