DICAS E
IDEIAS




Casamento: como montar a lista de convidados?

 Vai se casar e ainda não tem nem ideia de como começar a montar a lista de convidados? Calma, a gente ajuda! Montar a lista é tão importante como qualquer outro item de organização da festa. É preciso dar atenção para não deixar ninguém de fora e nem comprometer o orçamento chamando pessoas demais.

 

Orçamento e convidados 

O primeiro passo é pensar no tipo de festa que você quer, com pouco convidados ou muitos, e no orçamento disponível. A quantidade de convidados sempre deve ser proporcional ao orçamento, por isso é muito importante ter esses números sempre à mão. Se for o caso, opte por uma quantidade mais modesta de convidados para não extrapolar a verba.

 

Começando

Comece a montar a lista incluindo primeiro os parentes e depois as pessoas próximas ao casal, que realmente fazem parte da vida de ambos, para só depois pensar em conhecidos e colegas de trabalho. Mantenha a lista sempre em ordem alfabética para não esquecer ninguém, nem repetir os nomes.


Mulher escrevendo lista

 

Tempo de antecedência

A lista deve ser pensada assim que vocês decidirem de fato se casar, pois apesar de parecer simples ela interfere em vários aspectos da festa.  Monte a sua lista o quanto antes e certifique-se de confirmar a presença dos seus convidados. O RSVP (responda por favor) pode ser uma boa solução e você pode usar algum serviço online para isso, ou confirmar com cada convidado pelo menos dez dias antes. 

 

Cuidado com os autoconvites

É importante que os convites sejam feitos de acordo com a vontade dos noivos, pois pode acontecer de alguém, que necessariamente não participe da vida de ambos, se convide espontaneamente. Para evitar situações desagradáveis, cuidado com o local onde irá convidar as pessoas e se não deseja convidar alguém evite falar da festa perto desta pessoa.