DICAS E
IDEIAS




Cuide da saúde de acordo com o aniversário de casamento

Entramos no mês de novembro, data da conscientização mundial sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, e não podíamos deixar de fazer a nossa parte vestindo nossas redes sociais com as cores da campanha.

Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com dados do INCA. Por ser silenciosa, a doença se torna muito perigosa, já que os sintomas aparecem somente em estágio avançado.

Livre-se dos preconceitos

O preconceito ou o descuido com a saúde que muitos homens apresentam com relação ao exame de toque quando estão na idade indicada pode ser letal. Portanto, é sempre bom ficar atento à idade em que os exames preventivos são indicados.

De acordo com alguns médicos, a idade ideal para o primeiro exame de toque e de sangue para medir a dosagem do PSA é 50 anos para todos os homens. Para homens com histórico familiar de câncer de próstata em parentes (pai e irmãos) com menos de 60 anos, os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos. Cabe ao médico determinar e avaliar caso a caso, oriente-se com seu médico em caso de dúvida.

Todos os exames são necessários, tanto o de sangue como o de toque. Um complementa o outro e ambos são fundamentais para ajudar no rastreamento do câncer e indicar a necessidade de fazer ou não outros exames, uma vez que apenas os dois não dão o diagnóstico assertivo se o paciente tem ou não câncer.

Prevenção

A melhor forma de prevenção são os exames preventivos, mas uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o hábito de não fumar contribuem para prevenir esta doença.

Não esqueça a idade indicada para o exame

Se há algo que os casais apaixonados não esquecem é o aniversário de casamento. Já que amar também é cuidar, fizemos uma tabela para que você fique atento à idade* indicada para a iniciação dos exames ao comemorar as bodas de casamento, confira abaixo:

Tabela bodas de casamento
*Indicação de primeiro exame aos 50 anos de idade para homens sem histórico familiar da doença.

Cuide-se e ajude a cuidar do seu parceiro, o melhor presente a cada aniversário de casamento é um parceiro saudável e com a saúde em dia. Uma atitude simples pode salvar sua vida. Se estiver na idade indicada, procure um médico para acompanhamento. 

Fontes: INCAMinhavida.com