DICAS E
IDEIAS




Outubro e casamento rosa

Outubro é o mês de conscientização mundial sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e não poderíamos deixar de nos manifestar a respeito deste movimento, que mobiliza ações e pessoas ao redor de todo o mundo.

E estas dicas e curiosidades a seguir, apesar de não serem propriamente sobre casamento, servem para todas as noivas e casadas. Melhor dizendo, servem para todas as mulheres.

O que é o câncer de mama

A doença é ocasionada pela multiplicação de células anormais na mama que acabam formando um tumor. Alguns tipos de câncer podem se desenvolver rapidamente, enquanto outros agem silenciosamente, por isso a importância do diagnóstico precoce.

Sintomas

Embora a doença só apresente sintomas quando está em fase avançada, além do nódulo nos seios e embaixo das axilas, existem alguns outros indícios, como por exemplo:

Alterações da forma dos mamilos e mamas;

Vermelhidão na pele;

Secreção escorrendo pelo mamilo;

Pele enrugada;

Casos mais avançados da doença podem abrir uma ferida na mama.

Como se prevenir

Mulheres de todas as idades podem e devem fazer o autoexame, tocando as mamas e a parte de baixo das axilas, deve-se ficar atenta a qualquer anormalidade nesta região.

Para as que têm idade entre 50 e 69 anos, o exame é recomendado a cada dois anos.

É necessária uma atenção especial para pacientes que têm histórico familiar de câncer de mama, o risco se agrava se a incidência da doença se der em parentes de primeiro grau.

Cabe ao médico decidir qual a melhor idade para começar a fazer os exames, que neste caso podem ser antecipados.

Abrace a causa

Vai casar em outubro? Adapte a iluminação do salão e, se ainda der tempo, o vestido para a cor da campanha, o rosa! Assim, além de a festa marcar um momento inesquecível na vida do casal, também ajudará a conscientizar os convidados e a todos que olharem o álbum de casamento após a festa.

Ajude a compartilhar esta informação! Ela é importante para noivas, madrinhas, sogras, irmãs e todas as mulheres que precisam se conscientizar a respeito do câncer de mama, doença que mata mais de 14 mil mulheres ao ano, de acordo com os últimos dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

 

Quer testar seu conhecimento sobre a doença?

Teste o que você sabe sobre o câncer de mama respondendo ao questionário no site do Instituto Nacional de Câncer, clique aqui e acesse. 

 

Fonte e referências: INCA (INSTITUTO DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA)